qualidade

Qualidade Vs. Preço: o que você vende para os seus clientes?

Uma das finalidades de toda empresa que atua no mercado de maneira ativa é a busca pela total satisfação do cliente. Afinal, determine para o seu produto o melhor preço e opte sempre pela melhor qualidade! São fatores importantes que definem o sucesso da empresa! Contudo, atingir de maneira positiva a expectativa do cliente quanto às vantagens do produto em relação ao montante pago pela mercadoria é o real valor que você deve oferecer.

Os consumidores esperam ter a garantia de que serão atendidas todas as suas necessidades. O equilíbrio entre as expectativas do consumidor, vantagens que o produto aporta e a quantia desembolsada demonstram o real valor percebido pelo cliente. Enfim, para ele, o produto passa a ter uma relevância afetiva, um interesse simbólico e uma competência utilitária.

Mas para que tudo isso aconteça da melhor maneira possível, você deve conversar com o seu público-alvo a partir de uma perspectiva pessoal. O cliente final é aquele que determina o valor do seu produto. Assim, é importante entender que você está no comando daquilo que o cliente pode acabar percebendo.

Quando toda percepção de valor de um produto supera de maneira inesperada a expectativa, o cliente apresenta um encantamento com o produto, o que leva a futuros resultados positivos para a empresa. O mesmo pode acontecer de maneira inversa! Quando a percepção de valor de um produto é inferior a expectativa esperada pelo cliente, o desencantamento toma conta. Certamente, os resultados negativos não demoram a se espalhar.

Descobrir a maneira de mudar a percepção de valor que o consumidor tem para algo sempre positivo, introduzindo mudanças que acabam criando novos significados e visões sobre o produto, deve ser o foco daquilo que você vende para os seus clientes.

Exceda as expectativas

Você deve exceder as expectativas, surpreender e entregar sempre algo de especial. Dessa maneira, o valor percebido pelos clientes se transforma em:

  • benefícios funcionais: que proporcionam utilidade ao consumidor.
  • benefícios sociais: percebido como uma resposta positiva alinhada aos valores ou crenças atuais
  • benefícios pessoais: proporcionando um sentimento positivo e de bem-estar em relação a compra e a utilização do produto.

Quando se valoriza o cliente, fazendo-o sentir que está ganhando muito mais além do que ele comprou, o que se está valorizando é a própria empresa. Lembre-se que todo consumidor espera, sempre, que um empreendimento seja verdadeiro e claro nas suas propostas e intenções. Ele não espera que você venda o produto, no entanto, espera consumir as transformações que ele pode oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *